jump to navigation

Tipos de luminárias 9 de dezembro de 2010

Posted by Ponto Eletro Iluminação in Uncategorized.
trackback

O conhecimento dos tipos de luminárias é importante tanto para o arquiteto, na hora de especificar esse tipo de material na elaboração do projeto, quanto para o consumidor final, pois o que vemos quando estamos atrás do balcão é que muitos não conseguem explicar o que realmente estão procurando. Desta forma, mostraremos a seguir os principais tipos de luminárias:

Plafon – luminária que geralmente é instalada bem próxima ao teto e serve como peça central do ambiente. Temos dois tipos de efeitos de iluminação causados pelo plafon, dependendo do material ele produz um efeito de luz indireta ou difusa.

Plafon Silk Preto Vidro Temperado Mantra (luz difusa)

Embutido – esse tipo de luminária é uma peça para embutir em forros de gesso, madeira ou pvc. Os tipos de embutidos são diversos, existem com fechamento em vidro ou acrílico, para lâmpadas fluorescentes compactas ou incandescentes; embutidos sem fechamento para lâmpadas halógenas; e embutidos direcionáveis ou não. A grande vantagem dessas luminárias é a sensação de ambiente mais limpo e clean, pois o teto fica mais “liso”.

Luminária de embutir para iluminação indireta

Pendente – é uma peça funcional, mas às vezes pelo seu design pode ser uma peça mais decorativa. Esta luminária fica “pendurada” por fios elétricos ou algumas vezes acompanhada de cabo de aço em função do peso da peça.  Essas peças são usadas geralmente em bancadas, mesas de refeições, laterais de camas, mezaninos e etc.

Pendente VR Box Fluo, por André Cruz. Luminária em alumínio branco, preto ou vermelho, com difusor em acrílico acetinado e refletor em alumínio de alto brilho

Lustre – peça decorativa, geralmente é o centro de interesse de algum ambiente, como sala de jantar, hall de acesso ou mesmo mezanino. Dependendo do modelo do lustre pode ser a iluminação geral do ambiente, mas na maioria das vezes é uma peça complementar na decoração.

Lustre Cristal Asfour 15L Mantra

Spot – é uma luminária com aspecto mais funcional, pois é uma peça direcionável, mas temos de tomar cuidado ao usar essa peça para que tenha seu uso adequado. Pois esse tipo de luminária não ilumina um ambiente inteiro como luz geral, como dito anteriormente ele é focal, ideal para quadros ou objetos de artes. Outro cuidado é com a estética, não colocar lâmpadas que fiquem para fora da luminária, a não ser que o design da peça permita essa ousadia, pois acaba dando destaque para a lâmpada e não para a peça.

Spot VR Focus Cone Duplo Branco

Trilho – o trilho na verdade não é a luminária propriamente dita, ela é uma barra eletrificada que permite o uso dos spots direcionáveis (mencionados acima). Esse tipo de peça é ideal para galerias , pois permite uma linha única de luminárias sendo que cada ponto tem flexibilidade de locomoção e redirecionamento. Cuidado ao usar esse tipo de peça em closets, pois como é uma luz focal, ela tem maior efeito de luz e sombra, e isso prejudica na escolha das roupas no closet. Por outro lado, em galerias de artes é o tipo de iluminação mais usado, pela funcionalidade, versatilidade e o efeito cênico.

Trilho eletrificado Altena com spot para lâmpada dicróica

Luminária de mesa – é uma peça muito funcional e de design bem variado. Sua principal função é ser uma luminária de leitura apoiada nas mesas de trabalho, laterais de cama, ou em uma mesa lateral de sofá.

Tolomeo de mesa (1987) por Michele de Lucchi & Giancarlo Fassina, umas das luminárias de design de maior sucesso.

Luminária de pé – também conhecida como coluna, tem o mesmo objetivo da luminária  de mesa, mas esta por ter sua própria base, não depende de uma mesa para apoiá-la. Pode ser com finalidade de leitura ou apenas decorativa.

Coluna em tubo de aço escovado e cúpula em pergaminho.

Abajur – é uma peça muito cobiçada pelos designers, muito usada em ambientes residenciais ou comerciais. Permite uma luz ambiente que cria um clima mais aconchegante e é  também um elemento decorativo.

Abajour 58cm Cúpula Tecido Flower Mantra

Arandela – esse tipo de peça sempre será instalada na parede, dependendo do material que é produzida causa efeitos diferentes. Se for elaborada com cúpula, por exemplo, ela deixa o ambiente mais aconchegante; se for com vidro ou policarbonato será uma luz mais difusa. Existem também modelos que permitem um desenho de luz na parede, transformando a luz numa verdadeira escultura.

Arandela de dois fachos para uso interno com lâmpada halopin

Refletor – é uma luminária um pouco mais técnica, as vezes usada em jardins, fachadas, quadras de esporte, grandes pátios ou mesmo como elemento de segurança da residência. Essa luminária como o próprio nome já diz, é um refletor, e contém uma luz forte que é refletida para uma área mais ampla.

Refletores halógenos

Up-light – luminária muito utilizada para jardim ou vasos com plantas. Seu facho de luz é de baixo para cima, mas para um bom efeito temos de saber que tipo de planta será usada para então especificar o tipo de lâmpada. Essa luminária é muito indicada também para fachadas de residências, prédios comerciais e para valorizar a verticalidade dos pilares.

Iluminação da palmeira feita de baixo pra cima para ressaltar a verticalidade do caule e o verde das folhas.

Balizador – como propriamente dito, essa luminária tem como efeito de luz o balizamento, e não a iluminação do ambiente. Tem a função de direcionar o caminho, seja no jardim, ou mesmo dentro do quarto ou corredor de circulação.

Iluminação da escada com a função de orientar o caminho.

Fonte: http://chandelierlux.wordpress.com/

About these ads

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: