jump to navigation

Efeitos de iluminação 18 de dezembro de 2010

Posted by Ponto Eletro Iluminação in Uncategorized.
trackback

O efeito de iluminação é um ponto muito importante na concepção de um ambiente. É com ele que você irá adequar a iluminação ao tipo de uso de cada ambiente e à característica do morador. Portanto, para não deixar uma sala com aspecto de cozinha, por exemplo, é muito importante que se contrate um arquiteto especialista na área de iluminação que tem todas as informações e conhecimento dos detalhes técnicos necessários para iluminar de maneira correta.

Luz Indireta: neste tipo de iluminação, o fluxo luminoso é direcionado para cima espalhando-se pelo ambiente através da reflexão. Com o fluxo direcionado para o teto, que é normalmente uma superfície lisa e clara, a luz reflete e é capaz de se espalhar uniformemente em uma área relativamente grande. A luz torna-se mais suave e agradável pois não se enxerga a fonte luminosa, mas somente o seu efeito.  Pode ser usado em ambientes que exigem maior conforto, como salas e quartos. Pendentes, plafons, arandelas e embutidos para iluminação indireta são ótimas alternativas às sancas iluminadas. E assim você poderá se deitar na cama para falar no telefone tranquilamente sem ser ofuscado por uma lâmpada no seu olho.

Pendente com iluminação indireta.

 

Luz Difusa: é utilizada geralmente para fazer a iluminação geral do ambiente, pois se distribui de forma homogênea por todo o ambiente. Pode vir acompanhada de outros tipos de iluminação, pois nem sempre deseja-se somente luz geral no ambiente. Luminárias com vidros leitosos, acrílicos e tecido branco são muito utilizadas para difundir a luz.

Pendente com filtro difusor em tecido branco.

 

Iluminação Pontual: ou iluminação de destaque, serve para criar centros de interesse, guiar o olhar do observador para pontos de maior importância na composição de um determinado ambiente, que podem ser quadros, móveis, objetos de arte, etc. A luz pontual pode ser também luz de tarefa, como luminárias de leitura que tem uma função específica de pontuar a luz na área de trabalho.

A iluminação dessa joalheria destaca as peças em exposição e a mesa (área de trabalho). Percebe-se o efeito de luz e sombra, com a concentração de luz nas jóias e margem de sombra, ou penumbra no restante do ambiente. Fonte da Imagem: http://casa.abril.com.br

 

Iluminação Decorativa: a sua função primordial não é a de iluminar, embora alguns modelos façam isso muito bem, mas sim de deixar o ambiente mais acolhedor e atraente pela estética da peça ou do próprio desenho da luz.

Este pendente além de fazer o papel de uma peça decorativa, quando aproximado da parede ainda faz um desenho interessante com a luz. Fonte: http://casa.abril.com.br/

 

Iluminação Funcional: esse tipo de iluminação é feito para cumprir uma função específica, que normalmente está relacionada ao estímulo das atividades físicas e mentais. Muito utilizado em ambientes comerciais e residenciais onde é realizado algum tipo de atividade, como cozinhas, lavanderias, escritórios, academias, etc.

Nessa cozinha, buscou-se iluminar a bancada, que é a área de trabalho deste ambiente. Fonte: http://www.decoracaointeriores.org/

 

Iluminação Cênica: feita pra criar diferentes tipos de cenas no ambiente, é um dos efeitos mais atraentes de todos. Muito utilizado em salas e home theaters. Permite que, através da separação dos circuitos, você possa brincar com os cenários, adequando o ambiente aos diferentes tipos de situação. Pode-se dizer também que é uma luz teatral, pois transforma o cenário com efeitos de luz e sombra, destacando móveis e objetos estratégicos, fazer demarcação de piso e circulação.

No home theater, a iluminação cria um ambiente ideal para relaxar e assistir um bom filme, ao mesmo tempo que destaca peças do mobiliário. Fonte: http://ericapagel.com.br

Fonte: http://chandelierlux.wordpress.com/2010/

Comentários»

1. maria angela - 3 de junho de 2012

como chamar atenção de um ponto comercial( estacionamento ) através de iluminação

Daniel Almeida - 4 de junho de 2012

A melhor opção seria com postes ou refletores que utilizam lâmpadas de vapor metálico, pela sua eficiência luminosa (elevado fluxo luminoso com baixa potência) e pelo alto índice de reprodução de cor (capacidade de reproduzir as cores com mais fidelidade). Há também postes que utilizam LEDs, cuja eficiência é ainda bem melhor que os de vapor metálico, mas também são bem mais caros. Sugiro que contrate um arquiteto especializado pra dimensionar a quantidade de postes e a potência das lâmpadas de acordo com o espaço que você tem. Qualquer outra dúvida, estou à disposição. Boa sorte!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: